A reunião

41ª Reunião Nacional da ANPEd Educação e Equidade: Bases para Amar-zonizar o país

22 a 27 de outubro, em Manaus (AM)

A ANPEd realiza sua 41ª Reunião Nacional em um contexto marcado pelo início da reconstrução do país, em especial da educação brasileira.

Depois de quatro anos de um governo autoritário, que se fez sobre a morte de 700 mil pessoas, investiu na necropolítica e na desinformação, aprofundou desigualdades e consolidou um projeto político neoconservador, é chegado o momento de buscar caminhos e unir forças para restaurar o país e avançar no sentido de uma nova ordem social, orientada pelo respeito e convivência da diversidade.

A educação e a ciência foram particularmente prejudicadas, então a reconstrução envolve, necessariamente, um papel ativo das universidades e programas de pós-graduação, a fim de pensar, debater e formular propostas e caminhos para o campo educacional.

Este é um dos propósitos da 41ª Reunião Nacional da ANPEd, que volta ao formato presencial, sustentando o firme arco de compromissos construídos ao longo de quatro décadas de existência da Associação. Afinal, as reuniões nacionais da ANPEd se configuram como reconhecidos e frutíferos territórios de formação, qualificação, circulação e divulgação da pesquisa em educação no Brasil.

A 41ª Reunião Nacional da ANPEd resulta de um arranjo inovador de trabalho colaborativo entre a Associação e a organização local do evento com duas instituições de ensino e seus Programas de Pós-Graduação na área da Educação, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas(UEA).

É desse arranjo colaborativo que surgiu o tema da reunião, “Educação e Equidade: Bases para Amar-zonizar o país”, que condensa alguns dos desafios que temos pela frente.

Trazer a questão da equidade como um dos fios condutores da 41ª Reunião Nacional da ANPEd significa colocar em xeque as noções contemporâneas do conceito, as disputas de sentido em torno dele, assim como suas apropriações na política e na educação.

Já o termo “amar-zonizar” – junção de amar e Amazônia – remete à urgência de unir os saberes tradicionais à ciência, enquanto estratégia para a constituição de uma nova ordem social, marcada pelo respeito e convivência da diversidade.

Seguindo a tradição da ANPEd, o tema resulta de uma construção coletiva, a partir do diálogo com os associados através de suas representações nas instâncias que constituem a Associação: os Grupos de Trabalho (GTs), o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd), o Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), o Comitê Científico e a Comissão Organizadora local.

Seja muito bem-vinda/o/e à 41ª Reunião Nacional da ANPEd!