Manaus

ORIENTAÇÕES GERAIS

SAÚDE

A Região Amazônica é endêmica para febre amarela, por isso o turista deve se vacinar contra esta doença com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem.

Recomenda-se também verificar se a vacinação contra a covid, o sarampo e a hepatite estão em dia.

Contra malária e dengue, comuns na região, ainda não existem vacinas disponíveis. Dessa forma, também recomenda-se o uso de repelentes e evitar balneários ao amanhecer e anoitecer, além de hidratação constante, opção por alimentos cozidos e atenção a sintomas. 

Mais informações sobre vacinação para viagens à Região Amazônica:

https://semsa.manaus.am.gov.br/servico_cidadao/guia-de-saude-para-o-turista/ 

https://pisa.tur.br/blog/2018/06/01/vacinas-para-viajar-para-amazonia/ 

https://www.adventureclub.com.br/blog/viagem-para-a-amazonia-dicas-e-cuidados/  

FUSO HORÁRIO

Lembre-se que a cidade de Manaus está localizada numa região com fuso horário de uma hora a menos que Brasília.

Toda a programação presencial da 41ª Reunião Nacional da ANPEd segue o horário local. Portanto, se você pretende participar remotamente das atividades, fique atenta/o/e a essa questão.

INTERNET

Outra dica importante é que Manaus está situada no coração da Floresta Amazônica e, apesar de ser uma grande cidade, o campus da UFAM, onde o evento oficial será realizado, está localizado numa área limítrofe entre a cidade e a floresta, onde a conexão à internet pode ser instável. 

Por esse motivo, é recomendável que os palestrantes e pesquisadores levem suas apresentações em pen drive e não dependam da internet para realizá-las, pois o sinal pode não funcionar devido a diversos fatores, incluindo a chuva. 

No site do evento também é possível baixar os PDFs de toda a programação.

MOBILIDADE

Como ocorre em toda grande cidade, nos horários de pico pode ocorrer congestionamentos e excesso de demanda pelos serviços de transporte por aplicativos, como Uber e 99.

Assim, a orientação aos participantes é procurar sair com antecedência do hotel para chegar a tempo ao campus da UFAM para participar das atividades da Reunião.

Uma alternativa de deslocamento são os táxis que, em Manaus, podem ser contatados com mais agilidade do que os carros por aplicativo. Os ônibus também podem ser uma opção.

Mais informações:

Táxi

https://radiotaxigolfinho.com.br/ 

https://www.tucuxitaxi.com.br/ 

https://www.instagram.com/manauarataxi/

Ônibus

https://www.sinetram.com.br/p/Horario-dos-onibus

Perfil da Mobilidade Urbana de Manaus 

https://instagram.com/immu_manaus?igshid=NzZhOTFlYzFmZQ== 

Checagem de trânsito

GoogleMaps ou Waze