Sessão Especial | Mesa 01 |
Organização | GT04 – Didática (proponente) GT13 – Ensino Fundamental GT06 – Educação Popular |
Título | Desigualdades sociais e escola socialmente justa: desafios e perspectivas no campo da Didática e das políticas educacionais |
Palestrante | José Carlos Libâneo – PUC Goiás Patrícia Raquel Baroni – UFRJ Sandro de Castro Pitano – UFPel |
Coordenação | Leonardo Rolim Severo – UFPB |
Data | Horário | Terça-feira, 24 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | Trata-se de uma sessão relevante que contempla análise da escola, dos sujeitos no contexto contemporâneo, marcado por inúmeros desafios no campo da Didática e das políticas educacionais. É urgente resgatar a escola como espaço de encontro em defesa da vida, da construção de conhecimentos e de diferentes aprendizagens. |
Organização | GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos (proponente) GT10 – Alfabetização, Leitura e Escrita GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais GT24 – Educação e Arte |
Título | Povos originários e educação em perspectivas descolonizadoras: agendas científicas e políticas |
Palestrante | Maria Regina Johann – Unijui Josélia Gomes Neves – UNIR Ione da Silva Jovino – UEPG |
Coordenação | Vanderlete Pereira da Silva – UEA |
Data | Horário | Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | Povos originários e a luta pelo reconhecimento, organização social, costumes, línguas, crenças, tradições e direito. Educação e suas agendas políticas e científicas numa perspectiva emancipatória tendo em vista as questões de igualdade, diversidade e diferença. Raça, gênero, classe e idade como marcadores sociais das diferenças e como pressupostos de análise na infância e outras temporalidades da vida, tendo em vista a desconstrução das hegemonias dominantes. Educação na luta contra as injustiças, desigualdades e preconceitos que reafirmam a exclusão de grupos historicamente subalternizados |
Organização | GT05 – Estado e Política Educacional (proponente) GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos GT15 – Educação Especial |
Título | Novo Fundeb, VAAR e as perspectivas para o financiamento da educação básica |
Palestrante | José Marcelino Rezende Pinto – USP Maria Luiza Rodrigues Flores – UFRGS Douglas Christian Ferrari de Melo – UFES |
Coordenação | Maria Vieira Silva – UFU/UFRN |
Data | Horário | Terça-feira, 24 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | Esta sessão pretende discutir os principais efeitos do Fundeb (2007-2020) e os impactos iniciais das mudanças introduzidas com o novo Fundeb, de caráter permanente, em vigor a partir de 2021, particularmente as complementações da União VAAT e VAAR. |
Organização | GT02 – História da Educação (proponente) GT14 – Sociologia da Educação GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação |
Título | Pensando o tempo presente: corpos e políticas para experiências efetivas de equidade |
Palestrante | Wilma de Nazaré Baía Coelho – UFPA Dayana Brunetto Carlin dos Santos – UnB Adalberto Carvalho Ribeiro – UNIFAP |
Coordenação | Rosa Lydia Teixeira Corrêa – PUCPR |
Data | Horário | Terça-feira, 24 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | A referida sessão pretende abordar questões do tempo presente para discutir alternativas efetivas de equidade. Considera-se que os desafios contemporâneos delineados pelos impasses dos modelos de democracia, em especial a liberal, requerem abordagens inovadoras que articulem os limites de perspectivas teóricas e, ao mesmo tempo, de incorporação de novas epistemologias. Para tanto, o advento de novas bases que se intitulam democráticas não será de fato equânime sem considerar o lugar dos corpos em suas diversidades e nos modos como tais corpos, ao habitarem o espaço social, exigem políticas que promovam experiências de equidade efetiva. |
Organização | GT19 – Educação Matemática (proponente) GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação |
Título | Por uma educação antirracista e equidade de gênero: integrando conhecimentos científicos à educação |
Palestrante | Eugênia Portela de Siqueira Marques – UFMS Cristina Teodoro – Unilab Fernando Seffner – UFRGS |
Coordenação | Maria do Carmo de Sousa – UFSCar |
Data | Horário | Quinta-feira, 26 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | Partindo-se do pressuposto de que só é possível “Amar-zonizar e reconstruir o país” na medida em que as diversas comunidades que o compõem, dentre elas, as científicas estiverem dispostas a analisar, com profundidade, os racismos científicos e estrutural, as desigualdades sociais e de gênero que se apresentam nos diferentes espaços, dentre eles, os educacionais, pergunta-se: como podemos promover a integração de conhecimentos científicos à educação que esteja em confluência com as ideias fundamentais que promovem a educação antirracista e a equidade de gênero? Para iniciar o debate sobre essa questão, pretende-se, nesta sessão, denominada de especial, convidar os integrantes das comunidades educacionais a pensar como promover ações coletivas que possam educar tanto os nossos olhares, quanto daqueles que estão à nossa volta, para que possamos delinear caminhos coletivos que tenham como pressuposto a tão sonhada educação antirracista e que considere a equidade de gênero, de forma a integrar diferentes conhecimentos científicos à educação. Nesse sentido, promover-se-á reflexões sobre as seguintes temáticas: 1) tendências teóricas e metodológicas que fundamentam a educação antirracista que queremos construir no Brasil, considerando-se as injustiças sociais e de gênero que insistem em permanecer cotidianamente neste país, apesar dos avanços científicos e tecnológicos decorrentes de processos históricos e culturais excludentes, que constituem a base do sistema capitalista brasileiro; 2) tendências teóricas e metodológicas sobre integração de conhecimentos científicos, nas diferentes modalidades educacionais e nos diferentes níveis de ensino, levando-se em conta as particularidades e singularidades das áreas envolvidas neste processo e 3) estudos teóricos e metodológicos que tratam do papel das diversas comunidades educacionais no sentido de promover ações que tenham como perspectiva a importância da integração de conhecimentos científicos em todos os níveis de ensino e nas diferentes modalidades educacionais diretamente relacionadas à promoção da educação antirracista e da equidade de gênero. |
Organização | GT13 – Educação Fundamental (proponente) GE Cotidianos – éticas, estéticas e políticas GT 08 – Formação de professores GT12 – Currículo GT20 – Psicologia da Educação |
Título | Pesquisa narrativa: escritas de si como dispositivo de formação docente |
Palestrante | Tiago Ribeiro da Silva – INES Ecleide Cunico Furlanetto – UNICID Elizeu Clementino de Souza – UNEB |
Coordenação | José Licínio Backes – UCDB |
Data | Horário | Terça-feira, 24 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | A sessão especial apresenta uma contribuição importante para a pesquisa com formação docente. Traz pesquisadores das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste e buscou trabalhar com pesquisadores iniciantes e experientes, com diferentes afiliações institucionais e perfil com trajetórias também plurais. Diversidade de percurso, etnia, gênero e sexualidade. Ementa: Pesquisa narrativa e seus temas plurais. Narrativa na interface com o cotidiano escolar. Opções epistemológicas, teóricas, metodológicas e políticas da pesquisa narrativa com a formação docente. A dimensão de pesquisa-formação na produção de conhecimento no processo formativo docente. Tessituras entre pesquisa narrativa, literatura e arte. Aspectos éticos, políticos, estéticos e teórico-práticos da/na investigação narrativa. |
Organização | GT03 – Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (proponente) GT05 – Estado e Política Educacional GT09 – Trabalho e Educação |
Título | O Ensino Médio em reformas e o direito à educação em risco |
Palestrante | Maria Carla Corrochano – UFSCar Nora Rut Krawczyk – Unicamp Georgia Sobreira dos Santos Cêa – UFAL |
Coordenação | Nadia Maciel Falcao – UFAM |
Data | Horário | Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | O processo tardio de expansão do Ensino Médio tem sido objeto de tensões e disputas, que expressam distintos projetos de formação da juventude e projetos de país. Discutir, hoje, a Reforma do Ensino Médio, que foi aprovada com a forte participação de setores empresariais evidenciando desafios, riscos e ameaças à educação pública, requer um debate profundo sobre a identidade desta etapa da Educação Básica no Brasil e as demandas das juventudes contemporâneas. A discussão sobre estas temáticas será realizada a partir de diferentes abordagens, sujeitos e processos. |
Sessão Especial | Mesa 08 |
Organização | GE- Cotidianos: Éticas, Estéticas e Políticas (proponente) GT12 – Currículo GT13 – Educação Fundamental GT05 – Estado e Política Educacional |
Título | Os currículos nas/das escolas e os cinco anos da BNCC: possibilidades e criações plurais em realidades singulares |
Palestrante | Leonardo Ferreira Peixoto – UEA Alvaro Hypólito – UFPel Cristiane Gonçalves de Souza – Fundação Municipal de Niterói |
Coordenação | Marcia Angela Aguiar – UFPE |
Data | Horário | Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala |
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Ementa | A BNCC cinco anos depois de sua aprovação e sua implantação. Unificação e centralização curricular em diálogo com as realidades locais. Política pública obrigatória e os limites do monitoramento. Encenação (atuação) das políticas: adaptações e adequações na criação curricular cotidiana. A pluralidade das realidades e a singularidade das soluções perante a BNCC. |
Organização | GT12 – Currículo (proponente) GT04 – Didática GT16 – Educação e Comunicação GT24 – Educação e Arte |
Título | Enquadramentos (Frames) da e na educação brasileira: currículo, didática, comunicação e arte |
Palestrante | Leonardo Zenha Cordeiro – UFPA Silas Borges Monteiro – UFMT Marta Cardoso Guedes – Colégio Dom Pedro II |
Coordenação | Maria Inez da Silva de Souza Carvalho – UFBA |
Data | Horário | Quinta-feira, 26 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | Abordagens sobre portais, plataformas e redes sociais, e suas intersecções com os nossos cotidianos em exercício de formação de professores, para problematizar o modo peculiar que fazem uso as diversas publicações enquadradas no plano educacional a que temos sido expostos diuturnamente ao atravessarem as circunstâncias geohistóricas em que cada um de nós está imerso. Focalizamos conceituações e teorizações que podemos produzir a partir das palavras de ordem e slogans disseminados e que se disseminam em ambiente digital veiculadores dos discursos da área da Educação. Vislumbramos, assim, certos enquadramentos comuns e persistentes como pertencentes à educação brasileira, aqui, identificadas como Frames, que nos permitem questionar sobre nossas relações com uma Ama(r)zonização. |
Organização | GT22 – Educação Ambiental (proponente) GT11 – Política da Educação Superior GT17 – Filosofia da Educação GT24 – Educação e Arte GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais |
Título | Amar-zonizar o país com filosofias, artes e relações étnico-raciais para outros ambientes possíveis: éticas e estéticas da educação |
Palestrante | Nadja Hermann – UFRGS Paula Corrêa Henning – FURG Denilson Baniwa – Artista e ativista/direitos indígenas |
Coordenação | Salomão Antônio Mufarrej Hage – UFPA |
Data | Horário | Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | Após um intenso período de investimentos persecutórios e destrutivos, a natureza, as relações étnico-raciais, as filosofias e as artes voltam a florescer no país. Regá-las e fazer sentir seus aromas em paisagens éticas e estéticas é o que propõe esta Sessão Temática. O objetivo é explorar o acúmulo dos GTs e GE quanto a diferentes temáticas e perspectivas teórico-metodológicos que têm possibilitado abrir caminhos e expandir territórios existenciais em bases que procuram atender ao chamado de Amar-zonizar o país. |
Organização | GT08 – Formação de Professores (proponente) GT11 – Política Educação Superior GT05 – Estado e Política Educacional |
Título | Formação de professores: da concepção ao sentido político |
Palestrante | Isabel Maria Sabino de Farias – UECE Lalo Watanabe Minto – Unicamp Luiz Fernandes Dourado – UFG |
Coordenação | José Angelo Gariglio – UFMG |
Data | Horário | Quinta-feira, 26 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | Análise das políticas educacionais para a formação de professores e proposições para a composição de uma proposta de Estado para a valorização do trabalho docente.
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Organização | GT18 – Educação de Jovens e Adultos (proponente) GT02 – História da Educação GT06 – Educação Popular |
Título | 60 Anos das 40 Horas de Angicos: a atualidade de uma experiência |
Palestrante | Sergio Haddad – Ação Educativa José Pereira Peixoto Filho – UEMG Maurilane de Souza Biccas – USP |
Coordenação | Marcia Soares de Alvarenga – UERJ |
Data | Horário | Quinta-feira, 26 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | Os 60 anos da experiência política, ética e de resistência coordenada por Paulo Freire, por compreendemos que as 60 horas de Angicos continuam a ressonar nos campos da EJA, da Educação Popular, dos Movimentos Sociais, da História da Educação, entre outros campos de conhecimento, como uma ação ainda aberta a estudos e reflexões para a Educação brasileira, em especial, na conjuntura política atual. |
Organização | FEPAE |
Título | A publicação científica e a pós-graduação em Educação |
Palestrante | Rosimeri Dias de Oliveira (FEPAE- UERJ) Marcelo Soares Pereira da Silva (FORPREd – UFU) Ângelo Ricardo de Souza (CA – Educação/Capes – UFPR) |
Coordenação | Olivia Morais de Medeiros Neta (FEPAE – UFRN) |
Data | Horário | Quinta-feira, 26 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | A relação entre publicação científica e pós-graduação em Educação no Brasil. Formação de pós-graduandos e a importância da produção do conhecimento. Ética na pesquisa, acesso aberto ao conhecimento e inovações na disseminação científica na Educação. |
Organização | FORPREd |
Título | Perspectivas para a pós-graduação em educação no Brasil: desafios a enfrentar |
Palestrante | Robert Evan Verhine (UFBA) Suzana dos Santos Gomes (CAPES-UFMG) Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA) Marcelo Soares Pereira da Silva (FORPREd – UFU) |
Coordenação | Alice Miriam Happ Botler (FORPREd – UFPE) |
Data | Horário | Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | O momento atual da pós-graduação no Brasil, principais contradições e perspectivas para seu desenvolvimento frente ao novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). A pós-graduação em educação e suas trajetórias. O lugar, papel e perspectivas da avaliação no desenvolvimento da pós-graduação no Brasil. |
Organização | RBE |
Título | Democracia, diversidade e publicação científica: insurgências e insubordinações |
Palestrante | Antônio Carlos Rodrigues Amorim – UNICAMP Marcus Levy Bencostta – UFPR Claudio Nunes Pinto – UESB Kátia Evangelista Regis – UFMA |
Coordenação | Elizeu Clementino de Souza – UNEB |
Data | Horário | Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h |
Local | Sala | |
Ementa | (aguardando envio) |
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