Sessões Especiais

Sessões Especiais | 41ª Reunião Nacional da ANPEd | 2023

Sessão Especial Mesa 01

Sessão Especial 

Mesa 01

Organização

GT04 – Didática (proponente)

GT13 – Ensino Fundamental

GT06 – Educação Popular

Título

Desigualdades sociais e escola socialmente justa: desafios e perspectivas no campo da Didática e das políticas educacionais

Palestrante

José Carlos Libâneo – PUC Goiás

Patrícia Raquel Baroni – UFRJ

Sandro de Castro Pitano – UFPel

Coordenação

Leonardo Rolim Severo – UFPB

Data | Horário

Terça-feira, 24 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

Trata-se de uma sessão relevante que contempla análise da escola, dos sujeitos no contexto contemporâneo, marcado por inúmeros desafios no campo da Didática e das políticas educacionais. É urgente resgatar a escola como espaço de encontro em defesa da vida, da construção de conhecimentos e de diferentes aprendizagens. 

 

Sessão Especial Mesa 02

Organização

GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos (proponente)

GT10 – Alfabetização, Leitura e Escrita

GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais

GT24 – Educação e Arte 

Título

Povos originários e educação em perspectivas descolonizadoras: agendas científicas e políticas

Palestrante

Maria Regina Johann – Unijui 

Josélia Gomes Neves – UNIR 

Ione da Silva Jovino – UEPG

Coordenação

Vanderlete Pereira da Silva – UEA

Data | Horário

Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

Povos originários e a luta pelo reconhecimento, organização social, costumes, línguas, crenças, tradições e direito. Educação e suas agendas políticas e científicas numa perspectiva emancipatória tendo em vista as questões de igualdade, diversidade e diferença. Raça, gênero, classe e idade como marcadores sociais das diferenças e como pressupostos de análise na infância e outras temporalidades da vida, tendo em vista a desconstrução das hegemonias dominantes. Educação na luta contra as injustiças, desigualdades e preconceitos que reafirmam a exclusão de grupos historicamente subalternizados

Sessão Especial Mesa 03

Organização

GT05 – Estado e Política Educacional (proponente)

GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos

GT15 – Educação Especial 

Título

Novo Fundeb, VAAR e as perspectivas para o financiamento da educação básica

Palestrante

José Marcelino Rezende Pinto – USP

Maria Luiza Rodrigues Flores – UFRGS 

Douglas Christian Ferrari de Melo – UFES

Coordenação

Maria Vieira Silva – UFU/UFRN

Data | Horário

Terça-feira, 24 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

Esta sessão pretende discutir os principais efeitos do Fundeb (2007-2020) e os impactos iniciais das mudanças introduzidas com o novo Fundeb, de caráter permanente, em vigor a partir de 2021, particularmente as complementações da União VAAT e VAAR.

Sessão Especial Mesa 04

Organização

GT02 – História da Educação (proponente)

GT14 – Sociologia da Educação

GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais

GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação 

Título

Pensando o tempo presente: corpos e políticas para experiências efetivas de equidade

Palestrante

Wilma de Nazaré Baía Coelho – UFPA

Dayana Brunetto Carlin dos Santos – UnB

Adalberto Carvalho Ribeiro – UNIFAP

Coordenação

Rosa Lydia Teixeira Corrêa – PUCPR

Data | Horário

Terça-feira, 24 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

A referida sessão pretende abordar questões do tempo presente para discutir alternativas efetivas de equidade. Considera-se que os desafios contemporâneos delineados pelos impasses dos modelos de democracia, em especial a liberal, requerem abordagens inovadoras que articulem os limites de perspectivas teóricas e, ao mesmo tempo, de incorporação de novas epistemologias. Para tanto, o advento de novas bases que se intitulam democráticas não será de fato equânime sem considerar o lugar dos corpos em suas diversidades e nos modos como tais corpos, ao habitarem o espaço social, exigem políticas que promovam experiências de equidade efetiva.

Sessão Especial Mesa 05

Organização

GT19 – Educação Matemática (proponente) 

GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais 

GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos 

GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação

Título

Por uma educação antirracista e equidade de gênero: integrando conhecimentos científicos à educação

Palestrante

Eugênia Portela de Siqueira Marques – UFMS 

Cristina Teodoro – Unilab 

Fernando Seffner – UFRGS

Coordenação

Maria do Carmo de Sousa – UFSCar

Data | Horário

Quinta-feira, 26 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

Partindo-se do pressuposto de que só é possível “Amar-zonizar e reconstruir o país” na medida em que as diversas comunidades que o compõem, dentre elas, as científicas estiverem dispostas a analisar, com profundidade, os racismos científicos e estrutural, as desigualdades sociais e de gênero que se apresentam nos diferentes espaços, dentre eles, os educacionais, pergunta-se: como podemos promover a integração de conhecimentos científicos à educação que esteja em confluência com as ideias fundamentais que promovem a educação antirracista e a equidade de gênero? Para iniciar o debate sobre essa questão, pretende-se, nesta sessão, denominada de especial, convidar os integrantes das comunidades educacionais a pensar como promover ações coletivas que possam educar tanto os nossos olhares, quanto daqueles que estão à nossa volta, para que possamos delinear caminhos coletivos que tenham como pressuposto a tão sonhada educação antirracista e que considere a equidade de gênero, de forma a integrar diferentes conhecimentos científicos à educação. Nesse sentido, promover-se-á reflexões sobre as seguintes temáticas: 1) tendências teóricas e metodológicas que fundamentam a educação antirracista que queremos construir no Brasil, considerando-se as injustiças sociais e de gênero que insistem em permanecer cotidianamente neste país, apesar dos avanços científicos e tecnológicos decorrentes de processos históricos e culturais excludentes, que constituem a base do sistema capitalista brasileiro; 2) tendências teóricas e metodológicas sobre integração de conhecimentos científicos, nas diferentes modalidades educacionais e nos diferentes níveis de ensino, levando-se em conta as particularidades e singularidades das áreas envolvidas neste processo e 3) estudos teóricos e metodológicos que tratam do papel das diversas comunidades educacionais no sentido de promover ações que tenham como perspectiva a importância da integração de conhecimentos científicos em todos os níveis de ensino e nas diferentes modalidades educacionais diretamente relacionadas à promoção da educação antirracista e da equidade de gênero.

 

Sessão Especial Mesa 06

Organização

GT13 – Educação Fundamental (proponente) 

GE Cotidianos – éticas, estéticas e políticas 

GT 08 – Formação de professores 

GT12 – Currículo 

GT20 – Psicologia da Educação

Título

Pesquisa narrativa: escritas de si como dispositivo de formação docente

Palestrante

Tiago Ribeiro da Silva – INES

Ecleide Cunico Furlanetto – UNICID 

Elizeu Clementino de Souza – UNEB

Coordenação

José Licínio Backes – UCDB

Data | Horário

Terça-feira, 24 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

A sessão especial apresenta uma contribuição importante para a pesquisa com formação docente. Traz pesquisadores das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste e buscou trabalhar com pesquisadores iniciantes e experientes, com diferentes afiliações institucionais e perfil com trajetórias também plurais. Diversidade de percurso, etnia, gênero e sexualidade.  Ementa: Pesquisa narrativa e seus temas plurais. Narrativa na interface com o cotidiano escolar. Opções epistemológicas, teóricas, metodológicas e políticas da pesquisa narrativa com a formação docente.  A dimensão de pesquisa-formação na produção de conhecimento no processo formativo docente. Tessituras entre pesquisa narrativa, literatura e arte. Aspectos éticos, políticos, estéticos e teórico-práticos da/na investigação narrativa.    

Sessão Especial Mesa 07

Organização

GT03 – Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (proponente)

GT05 – Estado e Política Educacional

GT09 – Trabalho e Educação

Título

O Ensino Médio em reformas e o direito à educação em risco

Palestrante

Maria Carla Corrochano – UFSCar

Nora Rut Krawczyk – Unicamp

Georgia Sobreira dos Santos Cêa – UFAL

Coordenação

Nadia Maciel Falcao – UFAM

Data | Horário

Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

O processo tardio de expansão do Ensino Médio tem sido objeto de tensões e disputas, que expressam distintos projetos de formação da juventude e projetos de país. Discutir, hoje, a Reforma do Ensino Médio, que foi aprovada com a forte participação de setores empresariais evidenciando desafios, riscos e ameaças à educação pública, requer um debate profundo sobre a identidade desta etapa da Educação Básica no Brasil e as demandas das juventudes contemporâneas. A discussão sobre estas temáticas será realizada a partir de diferentes abordagens, sujeitos e processos.

Sessão Especial Mesa 08

Sessão Especial

Mesa 08

Organização

GE- Cotidianos: Éticas, Estéticas e Políticas (proponente)

GT12 – Currículo

GT13 – Educação Fundamental

GT05 – Estado e Política Educacional

Título

Os currículos nas/das escolas e os cinco anos da BNCC: possibilidades e criações plurais em realidades singulares

Palestrante

Leonardo Ferreira Peixoto – UEA

Alvaro Hypólito – UFPel

Cristiane Gonçalves de Souza – Fundação Municipal de Niterói

Coordenação

Marcia Angela Aguiar – UFPE

Data | Horário

Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

A BNCC cinco anos depois de sua aprovação e sua implantação. Unificação e centralização curricular em diálogo com as realidades locais. Política pública obrigatória e os limites do monitoramento. Encenação (atuação) das políticas: adaptações e adequações na criação curricular cotidiana. A pluralidade das realidades e a singularidade das soluções perante a BNCC.

Sessão Especial Mesa 09

Organização

GT12 – Currículo (proponente)

GT04 – Didática

GT16 – Educação e Comunicação 

GT24 – Educação e Arte

Título

Enquadramentos (Frames) da e na educação brasileira: currículo, didática, comunicação e arte

Palestrante

Leonardo Zenha Cordeiro – UFPA

Silas Borges Monteiro – UFMT

Marta Cardoso Guedes – Colégio Dom Pedro II

Coordenação

Maria Inez da Silva de Souza Carvalho – UFBA

Data | Horário

Quinta-feira, 26 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

Abordagens sobre portais, plataformas e redes sociais, e suas intersecções com os nossos cotidianos em exercício de formação de professores, para problematizar o modo peculiar que fazem uso as diversas publicações enquadradas no plano educacional a que temos sido expostos diuturnamente ao atravessarem as circunstâncias geohistóricas em que cada um de nós está imerso. Focalizamos conceituações e teorizações que podemos produzir a partir das palavras de ordem e slogans disseminados e que se disseminam em ambiente digital veiculadores dos discursos da área da Educação. Vislumbramos, assim, certos enquadramentos comuns e persistentes como pertencentes à educação brasileira, aqui, identificadas como Frames, que nos permitem questionar sobre nossas relações com uma Ama(r)zonização.

Sessão Especial Mesa 10

Organização

GT22 – Educação Ambiental (proponente)

GT11 – Política da Educação Superior 

GT17 – Filosofia da Educação 

GT24 – Educação e Arte 

GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais   

Título

Amar-zonizar o país com filosofias, artes e relações étnico-raciais para outros ambientes possíveis: éticas e estéticas da educação

Palestrante

Nadja Hermann – UFRGS

Paula Corrêa Henning – FURG

Denilson Baniwa – Artista e ativista/direitos indígenas

Coordenação

Salomão Antônio Mufarrej Hage – UFPA

Data | Horário

Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

Após um intenso período de investimentos persecutórios e destrutivos, a natureza, as relações étnico-raciais, as filosofias e as artes voltam a florescer no país. Regá-las e fazer sentir seus aromas em paisagens éticas e estéticas é o que propõe esta Sessão Temática. O objetivo é explorar o acúmulo dos GTs e GE quanto a diferentes temáticas e perspectivas teórico-metodológicos que têm possibilitado abrir caminhos e expandir territórios existenciais em bases que procuram atender ao chamado de Amar-zonizar o país.

Sessão Especial Mesa 11

Organização

GT08 – Formação de Professores (proponente)

GT11 – Política Educação Superior

GT05 – Estado e Política Educacional

Título

Formação de professores: da concepção ao sentido político

Palestrante

Isabel Maria Sabino de Farias – UECE

Lalo Watanabe Minto – Unicamp

Luiz Fernandes Dourado – UFG

Coordenação

José Angelo Gariglio – UFMG

Data | Horário

Quinta-feira, 26 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

Análise das políticas educacionais para a formação de professores e proposições para a composição de uma proposta de Estado para a valorização do trabalho docente.

 

Sessão Especial Mesa 12

Organização

GT18 – Educação de Jovens e Adultos (proponente)

GT02 – História da Educação

GT06 – Educação Popular

Título

60 Anos das 40 Horas de Angicos: a atualidade de uma experiência

Palestrante

Sergio Haddad – Ação Educativa

José Pereira Peixoto Filho – UEMG

Maurilane de Souza Biccas – USP

Coordenação

Marcia Soares de Alvarenga – UERJ

Data | Horário

Quinta-feira, 26 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

Os 60 anos da experiência política, ética e de resistência coordenada por Paulo Freire, por compreendemos que as 60 horas de Angicos continuam a ressonar nos campos da EJA, da Educação Popular, dos Movimentos Sociais, da História da Educação, entre outros campos de conhecimento, como uma ação ainda aberta a estudos e reflexões para a Educação brasileira, em especial, na conjuntura política atual.

Sessão Especial FEPAE

Organização

FEPAE

Título

A publicação científica e a pós-graduação em Educação

Palestrante

Rosimeri Dias de Oliveira (FEPAE- UERJ)

Marcelo Soares Pereira da Silva (FORPREd – UFU)

Ângelo Ricardo de Souza (CA – Educação/Capes – UFPR)

Coordenação

Olivia Morais de Medeiros Neta (FEPAE – UFRN)

Data | Horário

Quinta-feira, 26 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

A relação entre publicação científica e pós-graduação em Educação no Brasil. Formação de pós-graduandos e a importância da produção do conhecimento. Ética na pesquisa, acesso aberto ao conhecimento e inovações na disseminação científica na Educação.

Sessão Especial FORPREd

Organização

FORPREd

Título

Perspectivas para a pós-graduação em educação no Brasil: desafios a enfrentar

Palestrante

Robert Evan Verhine (UFBA)

Suzana dos Santos Gomes (CAPES-UFMG)

Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)

Marcelo Soares Pereira da Silva (FORPREd – UFU)

Coordenação

Alice Miriam Happ Botler (FORPREd – UFPE)

Data | Horário

Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

O momento atual da pós-graduação no Brasil, principais contradições e perspectivas para seu desenvolvimento frente ao novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). A pós-graduação em educação e suas trajetórias. O lugar, papel e perspectivas da avaliação no desenvolvimento da pós-graduação no Brasil.

Sessão Especial RBE

Organização

RBE

Título

Democracia, diversidade e publicação científica: insurgências e insubordinações

Palestrante

Antônio Carlos Rodrigues Amorim – UNICAMP

Marcus Levy Bencostta – UFPR

Claudio Nunes Pinto – UESB

Kátia Evangelista Regis – UFMA

Coordenação

Elizeu Clementino de Souza – UNEB

Data | Horário

Quarta-feira, 25 de outubro – 10h30 – 13h

Local | Sala

 

Ementa

(aguardando envio)